sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Presidente Epitácio - Em busca dos Tucunarés


Presidente Epitácio – Pesca de Tucunarés - Março/2011

                   Aproveitando as férias do Luiz, saímos do Córrego das Antas em Glicério – SP rumo a Presidente Epitácio – SP.
                   Nossa meta; a pesca de um dos peixes mais esportivos da água doce, o Tucunaré.
                   Eu mesma tinha muita vontade de capturá-lo na natureza, pois na pesca em pesqueiros já havia travado várias brigas com exemplares pequenos de até 1kg, que renderam muita emoção.
                   Chegamos em P. Epitácio no dia 10 de março a noite, escolhemos a Pousada Epipesca, por dois motivos: foi-nos muito bem recomendada pelo Daniel Almeida (Fronteiras da Pesca) e é uma das únicas pousadas da região que incentiva a pesca totalmente esportiva (não predatória), oferecendo inclusive descontos para pescadores que não embarcarem nenhum exemplar, ou seja, pescador consciente preserva a natureza. Atendimento, piloteiro e barco ótimos.

                   Dia 11/03, por volta de 8h pegamos as tralhas rumo à pesca, 8h20 barco na água. Nosso piloteiro, Andrey (o Preto), profissional experiente, logo nos levou aos pontos mais promissores e começamos a pinchar. Várias iscas, tipos, cores, troca de local, mas parecia que apenas o Andrey tinha a mão certeira para os Tucunarés. O Luiz, na sua estréia no pincho, acertou a mão e tirou os seus também, mas eu, continuava como cheguei, sem nenhuma ação.




Uma das explicações foi que abriram as comportas da Barragem Rosana e o nível do lago havia subido de 2 a 3 metros, deixando os “paliteiros e pauleiras” encobertos, dificultando a localização dos melhores pontos. Mas mesmo assim não desistimos. Então o Andrey me ofereceu uma de suas iscas, uma Brava (Marine Sports) transparente, aí a diversão foi garantida. Tiramos vários exemplares de bom tamanho para a condição do lago, de 2,5kg a 3,0kg, todos soltos após serem fotografados.






                   Chegando à pousada, não houve dúvidas, fomos até o centro da cidade à procura de algumas iscas específicas indicadas pelo Andrey. Encontramos todas numa loja na avenida principal, de um pessoal muito bacana. Compramos algumas da Borá 10, cores, osso e branca de cabeça vermelha (Nelson Nakamura); Brava 11, cores, transparente, transparente amarela limão com cabeça verde, uma transparente amarela riscada na lateral com cabeça amarela e outra toda prata com cabeça amarela; duas Papa Todos 7,5, vermelha e branca e outra prata e vermelha; uma Fatal 7,5 branca de cabeça vermelha (da Lori) e por fim a “matadeira”, uma Fusion 7,5 amarelo limão com barriga laranja e costas verde de tom mais escuro.
                   Voltamos à pousada, onde um jantar muito gostoso nos aguardava.
Na varanda da pousada, ainda tivemos a companhia dos dois cães de estimação do Lourenço, o proprietário da Epipesca, o Shimano e o Curado. Depois, devidamente “armados” de nossas iscas novas, fomos descansar para o dia seguinte.
                   Logo cedo já estávamos de volta na arena de 14 km de largura por 300.. e tantos de comprimento, abrangendo cerca de 3 cidades.
                   Chegando ao primeiro ponto, logo coloquei uma Brava, pinchei, pinchei e nada, mudei cores e nada, então resolvi colocar a Fusion... BINGO !!! Muitas ações e capturas o dia todo... sem contar as Piranhas que não nos davam sossego e entravam em qualquer isca que trabalhássemos.












                   O dia para mim foi perfeito, sol brando, muito calor, sem ventos fortes e mesmo com a água com um nível alto e um pouco suja por conta da cheia, voltei para terra firme de alma lavada, os braços doendo e muitas fotos para recordar essa pescaria que meu marido me deu de presente e que curtimos muito juntos. 
                   Ao final do dia, recebi alguns “protestos”, pois comprei apenas 01 Fusion, e o Luiz disse que comprei apenas uma isca porque queria eu ser o destaque da pescaria.... rsssss..... (brincadeira), não poderia imaginar que logo ela, seria a “matadeira” da pescaria.
                   No dia seguinte já rumávamos para casa, para nos prepararmos para o Recanto dos Peixes em Piracicaba, onde nossa meta eram as Pirararas, mas essa..... já é outra pescaria !!!!
Abraços a todos !!!

Material utilizado:

Vestuário: Camisas de Pesca Infinity Pro Sports 
                   www.infinityprosports.com.br
               regiane@infinityprosports.com.br
                     Fone: (13)9140-6240

Vara:          Lubina 17lbs (Marine Sports)
Carretilha:           Lubina GTO –  Tournament SHIL (J. Hofmann – Marine Sports) / Lubina Black Widow
Linha:        multifilamento, Sufix Fuse 30 lbs 
Snaps:       de engate rápido do Glico´s Snaps.

Nenhum comentário:

Postar um comentário